domingo, 29 de abril de 2012

                                             Chen Guangcheng - um grande humanista


Chen Guangcheng nasceu em 12 de novembro de 1971 numa aldeia pobre no interior da China.  Ficou cego ainda criança depois de uma febre muito alta. Até 1994 não era alfabetizado, foi matriculado numa escola e se formou em 1998. Estudou numa universidade chinesa de medicina, onde se formou em 2001. Voltou para sua terra natal e conseguiu um emprego como massagista num hospital. Com seu esforço tornou-se autodidata em Direiro e começou a ajudar seus companheiros de aldeia quando estes lhe procuravam.

A partir de 2005 Chen passou a enfrentar publicamente os programas chineses de esterilização e abortos forçados, partes da política do "filho único". Por este enfrentamento foi preso e torturado, juntamente com sua família, e seguia em prisão domiciliar até dias atrás, quando fugiu com a ajuda de amigos.

Em 2007, Chen Guangcheng foi nomeado um dos Time 100 , Tempo 's lista anual das "100 homens e mulheres cujo poder, talento ou exemplo moral estão transformando o nosso mundo". A citação declarou: "Ele pode ter perdido a visão quando era uma criança, mas a visão jurídica de Chen Guangcheng ajudou a iluminar o sofrimento de milhares de aldeões chineses". Também ganhou o Prêmio Ramon Magsaysay, chamado de Prêmio Nobel Asiático, agraciado "por sua paíxão irreprimível pela justiça,  na liderança de cidadãos chineses comuns para fazer valer os seus direitos legítimos perante a Lei. 

Os trabalhos de Chen não podem ser publicados na China, seu nome é bloqueado na internet chinesa. Não tinha acesso à telefones nem computadores.  Mesmo assim é conhecido em boa parte do planeta.


 Fontes: DM.com.br; G1; Wikipédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário